Como cortar uma cebola

PASSO 1

Corte a cebola ao meio para obter duas metades. O nosso conselho profissional é que, depois de cortar a cebola, coloque as duas metades com a parte cortada para baixo para minimizar as lágrimas.
Como cortar uma cebola

PASSO 2

Retire a pele castanha da primeira metade e volte a colocá-la com a parte cortada virada para baixo na tábua. Repita o mesmo passo com a outra metade. A seguir, corte unicamente a extremidade superior de cada metade para deixar o bolbo branco da cebola pronto para picar.
Como cortar uma cebola

PASSO 3

Agarre com cuidado a extremidade inferior da cebola e comece a efetuar cortes longitudinais na vertical (mantendo sempre a faca afastada da mão). Quantos mais cortes efetuar, mais pequenos serão os pedaços de cebola, de forma que se espaçar mais os cortes obterá pedaços maiores. É necessário ter cuidado para que os cortes não cheguem à extremidade inferior, dado ser importante manter esta parte intacta para continuar a agarrar bem a cebola.
Como cortar uma cebola

PASSO 4

A seguir, corte longitudinalmente a cebola na horizontal. Uma vez mais, quantos mais cortes efetuar mais finos serão os pedaços de cebola.
Como cortar uma cebola

PASSO 5

Coloque os dedos em forma de garra e apoie-os na cebola, mantendo as unhas mais afastadas da faca. Terão de ser os nós dos dedos a estar em contacto com a faca, não as pontas dos dedos. A seguir, corte a cebola transversalmente com um movimento rápido de cima para baixo.
Como cortar uma cebola

PASSO 6

Continue a cortar toda a cebola, sem se esquecer da outra metade, até a ter toda perfeitamente cortada e pronta para cozinhar.